Fabiana Fator Gouvêa Bonilha

Site

Iniciou seus estudos de piano aos 7 anos. Concluiu o Curso Técnico em Piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes. Graduou-se em Piano Erudito pela UNICAMP e em Psicologia pela PUC-Campinas. Por ter deficiência visual total e congênita, foi alfabetizada em braile e, desde então, passou a ler partituras por meio desse sistema de leitura e escrita. Ao longo da sua atuação como intérprete, pesquisou e estudou ao piano um variado repertório de peças transcritas em braile, campo de pesquisa no qual vem se aprofundando. Atualmente, estuda sob a orientação da professora Glória Raimondi. Foi também aluna das professoras Eloísa Lopes, Acy Mayer, Lucielena Terribile e Lilian Monteiro Gazoni. Recebeu orientações da pianista Isabel Mourão. Foi premiada em concursos de piano, tendo recebido Menção Honrosa e Terceiro Lugar, nos concursos Arte Livre e Souza Lima, respectivamente. É Doutora e Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP, com apoio da FAPESP. Realizou recitais de piano em vários espaços tais como: Espaço Cultural IPJG (2018), Instituto de Artes da UNICAMP (2017), Escola de Artes Pró-Música (2017, 2015), Companhia Sarau (2016) entre outros. Atuou como solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (1998) sob a regência do maestro Benito Juarez e da Orquestra Sinfônica Municipal de Sorocaba (2017, 1998) sob a regência do maestro Eduardo Ostergren. Participou da Oficina de Piano do 19º Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas (2018), do III Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba em 2016 e do IV Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba em 2017, no qual também atuou como palestrante convidada. Participou do X Encontro de Educação Musical da UNICAMP, como integrante de Mesa-Redonda em 2017 e do IV Performa Clavis, na UNESP, em 2016. Como pesquisadora tem artigos publicados nos Anais da ANPPOM, do SIMCAM, do Performa Clavis e do Encontro de Educação Musical da UNICAMP.

É servidora pública no Centro de Tecnologia da Informação CTI Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Desenvolve um projeto de pesquisa com apoio do CNPq (Chamada Universal), relacionado aos recursos tecnológicos voltados para transcrição de partituras em braile. Também com o apoio do CNPQ, orienta um projeto de Iniciação Científica nessa temática.

Videos

Juliano Dinelli

Juliano Dinelli é natural de Belo Horizonte (MG), onde obteve a graduação em piano pela Escola de Música da UFMG. Dentre suas atividades acadêmicas, participou como bolsista no Programa de Monitoria (PROGRAD) atuando como pianista correpetidor bem como professor de piano pelo projeto do Curso de Extensão em Música (CEM) da UFMG, além de possuir artigo publicado em periódico internacional pela Revista Brasil-Europa. Atualmente cursa o mestrado na área de musicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) dedicando-se ao estudo das práticas musicais do século XVIII. Como instrumentista, atua como cravista no grupo Illuminata, dedicado à pesquisa e performance de música antiga.

 

Videos

Daniel Lemos

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Página
Canal
Publicações

Pianista solista e acompanhador atuante desde 1994, estudou com os pianistas Maria Luísa Lundberg, Miguel Rosselini, Maurício Veloso e Ana Cláudia de Assis. Participou de masterclasses com Michael Uhde, Fany Solter, Celina Szrvinsk, Ney Fialkow, John Rink, Luiz Senise, Sérgio Monteiro, Ricardo Castro, Berenice Menegale, Fernando Corvisier e Flávio Augusto. Possui curso técnico em Piano pela Academia de Música Lorenzo Fernandez (RJ), bacharelado em Piano e mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutorado em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Apresentou-se em teatros, salas de concerto e espaços culturais diversos nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão e Amazonas.

Desde 2009 reside em São Luís, sendo docente do Departamento de Música da UFMA e colaborador no curso de Música Licenciatura à distância da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No campo da pesquisa artística, possui diversos livros publicados e artigos nos principais periódicos brasileiros da área de Música. No campo da produção cultural, tem atuado como parecerista de projetos artístico-culturais. Entre 2017 e 2019, conduziu o projeto cultural ‘Piano Maranhense’ com a parceria de Ivaldo Guimarães Torreão Júnior, dedicado à interpretação de obras para piano solo de compositores nascidos ou estabelecidos no Maranhão nos séculos XIX e XX, baseado em sua pesquisa de doutorado orientada pelo Prof. Dr. Marco Túlio de Paula Piano (UNIRIO) e co-orientada pelo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho (UFPI).

Videos

Marcella Pontes

Site

É natural de Goiânia e iniciou seus estudos musicais com a Professora Viviane Drogomirecki no ano de 2001. Em 2002, continuou o aprendizado pianistico com a renomada Professora Lilian Meire Silva Carneiro de Mendonça, onde permaneceu por 10 anos. Em 2010, formou -se Bacharel em Piano na Classe da Dr. Maria Helena Jayme Borges pela UFG. Em 2012, aperfeiçoou sua performance na University of Wyoming - EUA orientada em piano pela Dr. Theresa Bogard e pela Dr. Rúbia Santos em piano accompanying. Pós graduada em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro.

Em junho de 2014, promoveu a  primeira "Semana do Piano", em Goiânia, onde contou com a presença de renomados Professores e Pianistas. Setembro de 2015, desenvolveu a Segunda edição da Semana do Piano em Goiânia, o evento concretizou seu objetivo mais uma vez, estabelecendo novas experiências musicais, descobrindo novos talentos e estimulando o aprimoramento técnico dos estudantes de piano. Atualmente, leciona as aulas de piano e musicalização infantil em seu estúdio Costa & Pontes Pianíssimo localizado em Águas Claras - DF.

Este ano, iniciou seu trabalho em produção de jogos musicais didáticos Marcella Pontes.

Vídeos

Daiane Raatz

Natural de Osório, Rio Grande do Sul, Daiane Raatz concluiu o Bacharelado em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS em 2004, na classe do professor André Loss. Há 20 anos atua como professora de piano em Porto Alegre - RS, tanto no ensino presencial como à distância, incluindo em sua classe alunos do Brasil, Japão, Taiwan e Inglaterra. Foi pianista acompanhadora do Coral do IBGE, do Coral SESC/RS e da Associação Canto Coral Porto Alegre entre 2000 e 2009. Desde 2012 tem feito cursos de aperfeiçoamento em pedagogia, técnica e interpretação pianística no Brasil e nos EUA, participando das edições de 2012 e 2013 do “Golandsky Institute Summer Symposium” na Universidade de Princeton – NJ/EUA, onde teve aulas com enfoque na abordagem Taubman com os professores Edna Golandsky, Yoriko Fieleke e Ilya Itin, entre outros. Teve aulas particulares com o professor John Bloomfield, do “Golandsky Institute” entre 2012 e 2015 em Nova York. Em 2017, participou do Workshop “Ensinando Piano na Atualidade” com a professora Cristina Capparelli Gerling da UFRGS, do “Festival de Técnica Pianística – Abordagem Taubman” com a professora Sondra Tammam da Montclair State University - Nova Jersey/EUA e dos “Encontros Sobre Pedagogia do Piano” na Universidade Federal de Santa Maria – RS em 2014 e 2017. Em junho de 2018 promoveu em Porto Alegre - RS um workshop sobre jogos musicais com a professora Mirka da Pieva do Rio de Janeiro e, em agosto do mesmo ano, ministrou oficina e masterclasses de piano na Casa João Goulart em São Borja - RS, a convite da professora Taisa Fitz, da Escola Clavisoll, de Santa Maria - RS. Em janeiro de 2019 associou-se ao Inner Circle, uma comunidade online de professores de piano, criada por Tim Topham, passando a ter contato com o que há de mais moderno na pedagogia do piano na forma de cursos, conferências, palestras e aulas com os mais renomados profissionais da área.

Sabrina Schulz

Doutoranda em Música pelo Instituto de Artes da Unesp, mestre em interpretação musical pela Universidade Federal do Paraná e Bacharel em piano pela Unesp na classe do prof. Nahim Marum e Attílio Mastrogiovanni. Atua como solista e camerista reservando seu repertório para a música dos séculos XX e XXI, tendo tocado em quase todas as capitais brasileiras além de festivais de música contemporânea e eletroacústica. Durante os anos de 2014 a 2016 integrou a Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá – UEM, atuando como continuísta e solista pelo interior do estado do Paraná.

Foi professora do festival de Música de Presidente Prudente, onde realizou master-class de piano voltado para o repertório contemporâneo. Já participou de inúmeros festivais como o festival de Música de Londrina, Oficina de Música de Curitiba, festival Música Nova e Festival de Música Contemporânea Brasileira. Atuou recentemente como professora de piano, análise musical e história da música na Universidade do Oeste Paulista e atualmente é professora de piano e História da Música na Universidade Estadual de Maringá-PR.

Desenvolve pesquisa científica nas áreas de cognição musical, interpretação e performance pianística, música eletroacústica, pedagogia do piano e história da música contemporânea brasileira, tendo publicado em diversos congressos no Brasil e na Argentina.

Videos