Liliana Harb Bollos

Site

Pianista, professora e pesquisadora, atualmente desenvolve a pesquisa pós-doc PNPD-CAPES Harmonização no Piano em Grupo na EMAC-UFG. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre e bacharel em Música (performance em piano – jazz) pela Kunst Universität Graz (Áustria) e bacharel e licenciada em Letras (FFLCH-USP). É autora dos livros Harmonização no Piano Popular (Laços, 2017), Bossa Nova e Crítica: Polifonia de Vozes na Imprensa (Annablume, 2010), tese de doutorado premiada com o edital Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2010 e Clara na Música Popular (Ed. Som, 2011).

Na Áustria, país onde morou entre 1989 e 1996, atuou em diversos grupos musicais como Fernando Corrêa Quartet, Swing Collection e acompanhou artistas como o cantor americano Mark Murphy e a cantora alemã Melanie Bong, além de ter ministrado cursos livres sobre música popular e cultura brasileira (1990-96). Foi aluna da classe de piano de Harry Neuwirth e teve aulas com Bill Dobbins e Mark Levine, além de participar de diversos workshops com expressivos músicos do jazz como Ray Brown, Jim Hall, Joe Pass, Sir Holand Hanna, Bill Evans (sax), Wynton Marsalis, Barry Harris, Red Mitchell, entre outros. Participou do cd “Em Contraste” de Fernando Corrêa, tendo como convidado especial o cantor americano de jazz Mark Murphy (Áustria, 1996), que foi considerado pela revista Down Beat o melhor cantor de jazz de 1996 e 97 e também no cd "Mia San Mia" do Instituto Latino-Americano de Graz, na Áustria com dois grupos: Grupo Curumin e Duo Melanie Bong & Liliana Bollos (Áustria, 1993).

De volta ao Brasil em 1996, a pianista já se apresentou com Alaíde Costa, Ruy Castro & Sabá Quinteto (Projeto Bossa Nova), Orquestra Sinfônica de Santo André (com o Duo Fel), Coral USP (sob a regência de Thiago Pinheiro), entre outros. Foi professora de piano popular no Festival de Música de Ourinhos (2005) e no Curso de Férias de Tatuí (2007). É integrante do Quarteto Sonoro (com Daniel Allain, Fernando Corrêa e Sérgio Schreiber), com o qual lançou o CD Sonoridades em 2015. Atualmente leciona na UNIFACCAMP onde também coordena a Pós-graduação lato sensu em Música Popular.

 

Videos