Camila Braz

Site

Em 2004, ingressou na Faculdade Santa Marcelina, onde obteve o título de Bacharel em Piano Erudito. Durante este período, foi aluna da renomada pianista Profª Dra Maria José Carrasqueira. Participou de inúmeros concertos de música de câmara, integrando quintetos, quartetos, trios e duos. Em 2006, participou do encerramento do ano letivo da Faculdade Santa Marcelina com a Orquestra de Câmara L´estro Armonico o Concerto para 2 Pianos e Orquestra com a participação da pianista Luciana Simões. em 2009, foi pianista participante no festival de ourinhos e também foi premiada no concurso de pino artlivre, onde obteve o terceiro lugar na prova de duos pianísticos. Em abril de 2011, foi pianista Recitalista do lançamento no Brasil da Liszt Marathon (Fondation Franz Liszt). Em julho de 2011, realizou recital no Museu Brasileiro de Escultura (MUBE), onde interpretou obras de Ludwig Van Beethoven, Frédéric Chopin, Claude Debussy e Mozart Camargo Guarnieri. Participou de Master Classes ministrados por grandes músicos como Caio Paganno, Fábio Luz, Hamilton Tescarollo (Indiana University) e Luca Chiantore (Itália). Em julho de 2010, participou do Laboratório Internacional de Alta Performance do Castelo de Cortanze (Itália), sob a coordenação do Pianista Fábio Luz. Em setembro deste mesmo ano, foi selecionada para integrar a classe de piano do Pianista Eduardo Monteiro durante o Evento Performa Clavis Internacional no Instituto de Artes da Unesp. Durante os anos de 2010 e 2011, foi Monitora da Faculdade Santa Marcelina, onde lecionou percepção musical e Iniciação a Prática Musical Erudita. Em julho de 2012 participou ativamente do EUROARTS festival, promovido pela Faculdade de Colônia (Wuppertal) na Alemanha. Em dezembro de 2013 realizou um recital na Pinacoteca Benedito Calixto juntamente com a pianista Luciana Simões, onde foram interpretdas obras de Debussy, Rachmaninoff e Osvaldo Lacerda.

Em janeiro de 2014, especializou-se em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro) e neste mesmo semestre, foi participante ativa da Oficina de Piano da USP. Em junho de 2014 ministrou Master Classes na Escola de Música Cultura, em Goiânia e também foi solista em um concerto realizado pela Orquestra Edmundo Villani Cortês, juntamente com a pianista Luciana Simões.  Em 2016 participou do grupo de pesquisa da UFABC nos estudos de neurociências e também se especializou em Neurologia Clínica pelo Instituto Israelita de ensino e Pesquisa Albert Einstein, a fim de estudar a fundo os processos de aprendizagem do cérebro humano.

Durante os de 2016 e 2017, foi coordenadora da Pós-Graduação em Pedagogia do Piano promovida pela Faculdade Santa Marcelina, onde ofereceu um dos mais respeitados cursos da área com renomados docentes Acadêmicos do País. Em 2017 participou e organizou o Master class do pianista alemão Tim Ovens, e neste mesmo ano, ministrou uma palestra sobre pedagogia do piano para o CONVEP, ao lado de nomes importantes como Nahim Marun (UNESP) e Alfeu Araújo (USP).

Em janeiro de 2018, participou de um workshop sobre o trabalho da interpretação musical Zeitgestalt, ministrado pela pianista Margarida Fukuda Em maio de 2018, ministrou um Workshop sobre Pedagogia do Piano, realizado na sala de estudos da professora Patrícia Cervantes, onde educadoras como Laura Longo e Elvira Drumonnd também lecionaram cursos com a mesma temática. Atualmente, é pianista do duo Interlúdio com a flautista Fernanda de Castro (integrante do Grupo Quinta Essencia) e do duo Piano², formado com a pianista Luciana Simões (integrante do Alma Chamber Essamble), além de possuir diversos alunos sob a sua orientação particular.

 

Videos